Roubos diminuem em João Monlevade em 2025, mas homicídios aumentam
Transparência: veja dados sobre a criminalidade em Monlevade no ano passado
Foto: reprodução/Instagram/17ª Cia PM Ind
Em 2025, foram registrados 24 roubos consumados no município de João Monlevade. Isso significa uma redução de 25% se comparado a 2024, quando foram registrados 32 roubos.
Segundo o Major Rodrigo, Comandante da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar, em 2025 foram realizadas diversas operações preventivas e repressivas com base em análise criminal, para direcionar os recursos para os locais com mais probabilidade de atuação de criminosos.
O Major ressalta o resultado das operações: “além da prevenção da ocorrência de crimes contra o patrimônio, também houve a prisão em flagrante de uma quantidade expressiva de autores de crimes de roubo, o que desestimula o cometimento de novos crimes pelos infratores.”
Homicídios em João Monlevade
Por outro lado, o número de homicídios consumados aumentou 150%. Foram registrados dez homicídios em João Monlevade em 2025, e apenas quatro em 2024.
Segundo o Major Rodrigo, a maior parte dos crimes de homicídios têm como causa o envolvimento com o tráfico de drogas.

Dos dez homicídios em 2025, metade ocorreu durante a noite e com o uso de arma de fogo.
O Major Rodrigo afirma que as equipes Tático Móvel foram reforçadas com recursos humanos e logísticos, o que contribuiu para a prisão de autores em flagrante e a identificação de indivíduos que participaram desses crimes.

O Comandante também destaca as estratégias para 2026: “Iniciamos o ano reforçando a estratégia adotada, mapeando a área de atuação dos criminosos contumazes e identificando o surgimento de possíveis novos conflitos entre eles, para podermos atuar de maneira preventiva, de modo que novos homicídios sejam evitados.”
Histórico de homicídios em 2025
FEVEREIRO
• No dia 06/02, um homem de 35 anos foi assassinato a tiros. O crime aconteceu na rua Libra, no bairro Estrela Dalva.
• No dia 27/02, o corpo de um homem foi encontrado dentro de uma mala no bairro Palmares. O cadáver tinha deformação no rosto e um profundo corte no pescoço.
JULHO
• No dia 12/07 uma mulher de 35 anos morreu após ser esfaqueada. A autora do crime era ex-companheira do atual namorado da vítima, na ocasião. O homicídio aconteceu na avenida Armando Fajardo, no bairro Cruzeiro Celeste.
AGOSTO
• No dia 12/08, um jovem de 18 anos foi morto a tiros no bairro Nova Monlevade. A vítima tinha envolvimento com tráfico de drogas e crimes violentos.
• No dia 26/08 um jovem foi morto no bairro Boa Vista, em plena luz do dia. A vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo.
• No dia 18/08, um homem de 30 anos foi morto a tiros no bairro Cruzeiro Celeste. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Margarida, mas não resistiu.
SETEMBRO
• No dia 17/09, um homem de 37 anos foi morto a tiros na porta de casa, no bairro Santa Cruz, em João Monlevade.
DEZEMBRO
• No dia 12/12 um homem de 32 anos foi baleado no bairro São João. Ele foi socorrido ainda com vida e encaminhado ao Hospital Margarida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois.
• No dia 23/12 um homem de 26 anos morreu após sofrer disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na rua Chiquinha Gonzaga, no bairro Teresópolis.
• No dia 24/12, véspera de Natal, um homem de 25 anos foi baleado no bairro Nova Esperança. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no Hospital Margarida.
Vale ressaltar que a comunidade pode contribuir para orientar o direcionamento das ações policiais, por meio de denúncias nos telefones 190 (emergência policial) e 181 (disque denúncia).
É proibida a reprodução/plágio parcial ou total de matérias publicadas exclusivamente no Expresso Monlevade.

Kinderlly Brandão
Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.






