DAE executa obra emergencial em barragem de captação de água no rio Santa Bárbara

A obra está sendo realizada pra garantir o abastecimento de água em João Monlevade

Atualizado em 05/02/2026 às 09:02, por Kinderlly Brandão.

Obra emergencial em barragem de captação de água no rio Santa Bárbara

Foto: divulgação/PMJM

Uma obra emergencial está sendo executada pelo Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) de João Monlevade na barragem de captação de água bruta do município, localizada no rio Santa Bárbara. A obra visa a contenção e reforço do dique.

De acordo com a Prefeitura, a intervenção já está em andamento desde a última sexta-feira (30), e não há risco de desabastecimento de água para a população.

A necessidade da obra foi constatada após o aumento do volume de chuvas, que provocou sobrecarga na estrutura e agravou pontos que já vinham sendo monitorados tecnicamente pela autarquia. 

O DAE realiza vistorias periódicas e constantes na barragem e já havia identificado a necessidade de correções em trechos específicos do dique. No entanto, devido ao período chuvoso, não foi possível realizar as intervenções preventivas anteriormente.

Detalhes sobre a obra

Em vistoria recente, realizada pelo DAE em conjunto com a Defesa Civil, foi confirmada a necessidade de reconstrução parcial do dique, especialmente no trecho onde a água verteu com maior intensidade, causando a escavação da base da estrutura. Também está sendo executada a contenção de uma área que apresentou danos, mas que não chegou a sofrer rompimento.

Para garantir a estabilidade da barragem e a segurança da captação de água, estão sendo utilizados blocos de concreto com peso aproximado de 1.700 quilos, além da instalação de gabiões tipo saco no trecho afetado. As medidas visam restabelecer o nível adequado do rio e assegurar o pleno funcionamento do sistema de abastecimento.

Esta semana, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o secretário municipal de Planejamento Fabrício Lopes estiveram no local ao lado do diretor-adjunto do DAE, Geraldo Amaral, e do engenheiro da autarquia Gilmar Rodrigues Silva, reforçando o acompanhamento direto da Administração Municipal sobre a intervenção.

Foto: divulgação/PMJM

O diretor-adjunto do DAE ressaltou que a barragem é uma estrutura antiga, construída no final da década de 1990, e que recebe acompanhamento técnico contínuo. “A barragem vem sendo monitorada ao longo dos anos, com manutenções e reparos realizados de forma regular. Assim que foi possível intervir, todas as providências técnicas e administrativas foram adotadas para garantir a segurança da estrutura e a continuidade do abastecimento”, afirmou Geraldo Amaral.

Segundo a Prefeitura, o DAE seguirá acompanhando a obra e realizando vistorias técnicas constantes.


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.