Lula inaugura Centro de Radioterapia em Itabira; serviço beneficia João Monlevade
O serviço vai beneficiar pacientes em tratamento de câncer de 26 municípios da região; veja detalhes sobre o evento
Lula inaugura Centro de Radioterapia em Itabira, acompanhado do ministro da saúde, Alexandre Padilha e do prefeito Marco Antônio Lage. Foto: Ricardo Stuckert / PR
A inauguração do novo Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, ocorreu na tarde desta quinta-feira (11). Lideranças políticas de João Monlevade e dos demais municípios do Médio Piracicaba estiveram presentes no evento.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, abriu a cerimônia. Durante seu discurso, agradeceu Lula por mostrar que o governo olha para todos e para as cidades do interior. Marco também falou sobre sua expectativa para um “4º mandato de Lula pra 2026”. Em seguida, gritos de “fora Zema” ecoaram no público presente.
O prefeito de Itabira ainda aproveitou a oportunidade para entregar uma camisa do Valério Esporte Clube para o presidente.
Discurso de Lula
Em seu discurso, Lula se referiu ao ex-presidente: “o Brasil nunca mais terá um presidente que deixou a quantidade de gente morrer por conta da Covid, igual morreu nesse país”, disse.
Lula também destacou que a instalação do serviço de radioterapia “não é favor”, mas uma ação que já deveria ter sido feita há anos.
O presidente ainda mencionou os investimentos que o Governo Federal está fazendo na BR-381, que, segundo ele, devem “fazer a rodovia se tornar uma estrada respeitada”.

26 cidades serão beneficiadas
O Centro de Radioterapia vai beneficiar pacientes oncológicos de cerca de 26 municípios da região no entorno de Itabira, incluindo João Monlevade. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que serão atendidos 700 novos casos por ano no hospital.
Segundo Padilha, o equipamento é do mesmo padrão dos melhores hospitais privados do país. Além disso, diversos profissionais de saúde vieram para Itabira para operar o serviço.
A paciente oncológica itabirana, Elenita Barbosa, de 52 anos, relatou que ficou aflita ao pensar que teria que pegar a BR-381 pra ir até Belo Horizonte para fazer o tratamento. “Nenhum processo estava me assustando mais que ter que fazer tratamento em Belo Horizonte”, disse. Elenita tem 52 anos e atualmente não precisa ir até a capital mineira, pois faz tratamento de câncer de mama no Hospital Nossa Senhora das Dores.
Alexandre Padilha também afirmou que o Ministério da Saúde vai repassar um auxílio-transporte para os pacientes das cidades vizinhas se deslocarem para Itabira, além de um auxílio diária para permaneceram na cidade durante o tratamento.

Tratamento de câncer pelo Brasil
A expansão nacional do tratamento oncológico no SUS teve entregas simultâneas nos demais municípios beneficiados. Foi realizada a entrega de cinco centros de radioterapia, que chegam a Itabira (MG) e a Goiânia (GO), São Luís (MA), Marília (SP) e Colatina (ES).
Essa é umas das medidas do programa Agora Tem Especialistas para aumentar a oferta de tratamento oncológico em todo o Brasil. Com isso, todos os estados brasileiros contam agora com centros de radioterapia.

Kinderlly Brandão
Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.






