Mais de 21 mil veículos antigos estão isentos de pagar IPVA em Monlevade em 2026

Foi publicado o decreto que isenta o pagamento do IPVA para carros com 20 anos ou mais de fabricação; entenda

Atualizado em 27/12/2025 às 11:12, por Kinderlly Brandão.

Carros antigos em João Monlevade

Foto: Kinderlly Brandão

O Governo de Minas publicou o decreto que isenta veículos com 20 anos ou mais de fabricação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

Com isso, cerca de 21.800 veículos com placa de João Monlevade fabricados até o ano de 2006 estão isentos de pagar o IPVA. Estes dados referentes a frota de veículos de João Monlevade são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A medida já entra em vigor a partir de 2026.

Conforme os dados, o veículo com a data de fabricação mais antiga registrado em Monlevade é do ano de 1928. 

A isenção vale para todos os veículos de passageiros, caminhonetes e mistos com 20 anos ou mais de fabricação, com exceção de micro-ônibus e ônibus. 

Essa isenção do IPVA pra veículos antigos já existe em outros estados brasileiros, mas agora vai beneficiar os motoristas mineiros. Em Minas Gerais, a regra previa isenção de IPVA para veículos com placa preta (categoria coleção), reconhecidos como valor histórico.

A medida que isenta veículos fabricados há mais de 20 anos de pagar IPVA é de autoria do senador Cleitinho (Republicanos–MG) e foi promulgada neste mês de dezembro. Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a medida contribui com as famílias mais pobres, que muitas vezes não têm um veículo antigo porque querem, mas porque necessitam. 

A medida também vai impactar outros estados que ainda não oferecem o benefício, como Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.