Os municípios de Nova Era e Rio Piracicaba decretaram situação de emergência em razão dos danos causados pelo temporal ocorrido nessa segunda-feira (1º).
Quando decretada, a medida permite que as prefeituras acelerem obras, liberem recursos e agilizem a contratação de serviços, permitindo o atendimento mais rápido à população afetada. O decreto de situação de emergência também facilita a solicitação de recursos financeiros da União e do Estado.
Nova Era
Uma chuva intensa com granizo atingiu Nova Era e causou o destelhamento de imóveis. Conforme apurado pelo Expresso Monlevade, até o momento, cerca de 500 residências foram atingidas. Não houve danos humanos.

Desde a primeira hora após o evento, equipes da Defesa Civil, Assistência Social e da Saúde estão mobilizadas para atender a população afetada. Está sendo realizado o cadastramento das famílias atingidas, atendimentos médicos e sociais, avaliação dos danos e distribuição de telhas para auxiliar na recuperação dos imóveis.
O impacto mais direto na infraestrutura ocorreu na distribuição de água em alguns bairros do município.

Rio Piracicaba
Em Rio Piracicaba, a forte chuva resultou em cenas impressionantes, com grande acúmulo de granizo nas ruas, telhados, calçadas e quintais, além de pontos de alagamento. A chuva intensa chegou à cidade com força total por volta das 23h40.

A chuva atingiu áreas mais específicas, como bairros na entrada da cidade. Assim como em Nova Era, casas foram destelhadas.

O teto de uma quadra esportiva no distrito de Conceição de Piracicaba (conhecido como Jorge) não resistiu aos impactos do temporal e cedeu devido ao peso do gelo e aos ventos fortes.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil explica causas do temporal com queda de granizo no Médio Piracicaba
Demais cidades
A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) está mobilizada para apoiar as cidades afetadas pelas fortes chuvas e pela queda de granizo registrada em diversos municípios da região.
Nas demais cidades, conforme levantamento realizado pela Amepi junto às administrações municipais, foram registrados problemas pontuais, que estão sendo solucionados pelas equipes locais.
As equipes das prefeituras seguem empenhadas nos trabalhos de limpeza, recuperação de áreas afetadas e atendimento à população.

