A Defesa Civil de Minas Gerais explica as causas das chuvas com queda de granizo que atingiu algumas cidades da região do Médio Piracicaba nessa segunda-feira (1º). O Expresso Monlevade questionou qual foi a origem e a causa da grande quantidade de gelo e se o cenário visto na região pode se repetir nos próximos dias.
Segundo a Defesa Civil, o episódio está associado à formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como Cumulonimbus (nuvens muito altas e espessas). Estas nuvens se formaram de forma isolada, porém foram potencializadas por áreas de instabilidade associadas a frentes frias e o transporte de umidade do oceano. Isso provoca massas de ar quente e úmido que sobem rapidamente na atmosfera. Conforme o ar sobe, ele condensa.
Mesmo durante o período seco em grande parte do estado, temporais severos podem ocorrer. Isso porque a chegada de massas de ar que mudam o tempo e o ingresso de umidade podem causar essas tempestades localizadas fora de época, acompanhadas de granizo, rajadas de vento mais intenso e raios e trovoadas.
De acordo com a Defesa Civil, quanto mais intensa for a tempestade, mais fortes tendem a ser as correntes ascendentes, permitindo que as pedras de gelo cresçam antes de cair.
LEIA TAMBÉM: BR-381 deve receber 330 mil veículos durante o feriado de Corpus Christi

A Defesa Civil ressalta que o período entre o outono e o inverno normalmente apresenta menor frequência de tempestades severas em Minas Gerais quando comparado ao verão. Por isso, os últimos episódios de granizo nesta época do ano tem chamado a atenção, mas estiveram diretamente associados à passagem de frentes frias.
Nos eventos observados recentemente, a combinação entre elevada instabilidade atmosférica e forte desenvolvimento vertical das nuvens favoreceu a formação de granizo em quantidade significativa em algumas localidades, como em Rio Piracicaba e Nova Era.
O fenômeno pode acontecer novamente. Há previsão de tempestades isoladas até a quarta-feira (03), com possibilidade de mais queda de granizo. Deve-se levar em consideração que se trata de um fenômeno bastante localizado, o que dificulta prever exatamente quais municípios serão atingidos.
Alertas da Defesa Civil via SMS
A Defesa Civil reforça a importância do cadastro para recebimento de alertas via SMS. O cadastro é simples: basta enviar um SMS com o CEP do local desejado para o número 40199.
A participação da população nos sistemas de alerta é fundamental para aumentar a segurança e a Defesa Civil Estadual permanece monitorando as condições meteorológicas e segue à disposição para orientar e apoiar os municípios mineiros sempre que necessário.

